Currículo

Resumo de Qualificações

• Profissional com sólida experiência na área de Engenharia Ambiental, desenvolvida em empresas dos segmentos de papel e celulose e de consultoria.
• Premiação do CNI/FIESC de Ecologia em 2005, pelo desenvolvimento e implantação do Programa de Educação Ambiental da Klabin.
• Vivência em processos de Implantação e Certificação ISO 14001 em 14 unidades da Klabin.
• Experiência na condução de auditorias ambientais e auditorias integradas (qualidade, segurança e meio ambiente).
• Responsável pelo Licenciamento Ambiental para implantação de uma unidade industrial da Bunge Alimentos.
• Formação e treinamento de grupos ambientais e facilitadores de 17 unidades industriais em sistema de gestão ambiental e boas práticas.
• Redução de custos de destino de resíduos, implantação de sistema de recuperação e venda destes para outras empresas.
• Ampla atuação na gestão de resíduos sólidos, na operação de tratamento de efluentes por Lodo Ativado e no domínio da legislação ambiental.
• Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, na região de Lages – SC.

Escolaridade

• Mestrado em Engenharia Ambiental – Universidade Federal de SC/UFSC
• Especialização em Meio Ambiente e Legislação Ambiental – Universidade Estadual de SC/ UDESC
• Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental – Universidade Federal de SC/UFSC

Principais Cursos

Tratamento de Água para Abastecimento Público / Perícia Ambiental Judicial / Gestão e Reuso de Água na Indústria / Up Grade ISO 14001/2004 / Competências do Gestor / Mudanças Climáticas e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo / Educação Ambiental na Escola e na Indústria / Formação de Auditores Internos de Sistema de Gestão Integrada com base nas normas NBR ISO 9001/2000, NBR ISO 14000/1996 e OHSAS 18001/1999 / ISO 9001: 2000 Interpretação e Implantação / Auditing Principles and Environmental Management Systems / Auditor Training Course Registered by the International Register of Certificated Auditors (IRCA) as an EMS Auditor / Lead Auditor – BVQI Interpretação ISO 14001, OHSAS 18001 e Situação de Emergência / Qualificação de Auditores Internos de Sistema de Gestão Ambiental.

Idiomas

Inglês e Espanhol - Avançado

Histórico Profissional

06/2010 - AtualCia. Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN
Concessionária de serviços de água e esgoto de Santa Catarina

Cargo: Engenheiro Sanitarista e Ambiental

Atribuições e Resultados
Elaboração de projetos de sistema de abastecimento de água. Estudo de mananciais para sistemas de
abastecimento de água. Estudo de viabilidade de locação de reservatórios de água

04/2009 a 05/2010PES Consultoria Ambiental Ltda.
Consultoria Ambiental

Cargo: Sócio-Proprietário

Atribuições e Resultados
Consultoria ambiental, envolvendo-se desde a elaboração dos projetos a prospecção de novos clientes, negociação e orçamento. Elaboração de Relatório de Avaliação de Proposta de Concessão de Empréstimo para Cooperativa, para ERM Brasil Ltda. e ERM Foundation Low Carbon Enterprise. Elaboração de Projeto Básico de Controle de Destinação de Efluentes e de Destinação de Resíduos Sólidos da PCH Salto Góes para ETS Energia Transporte e Saneamento Ltda. Revisão e complementação do EIA-RIMA da Termoelétrica Xanxerê, para Caruso Jr. Estudos Ambientais e Engenharia Ltda.

04/2007 a 03/2009ERM Brasil Ltda.
Consultoria Ambiental Internacional com 137 escritórios no mundo

Cargo: Consultor Ambiental Sênior

Atribuições e Resultados
Coordenação de consultoria ambiental, envolvendo-se desde a elaboração dos projetos a prospecção de novos clientes, negociação e orçamento. Acompanhamento e Assessoria em Auditorias de Certificação para a Klabin e Implantação de Sistema de Gestão Ambiental em 12 unidades da Klabin obtendo a certificação na ISO 14001 no ano de 2008. Licenciamento ambiental e destinação de efluente industrial tratado para Bunge. Análise de Acidente Ambiental para a Queiroz Galvão e em Auditorias Ambientais em Postos de Combustíveis da Exxon Mobil.

01/2006 a 03/2007 - Dedicação exclusiva ao curso de Mestrado em Engenharia Ambiental

10/2000 a 12/2005 - Klabin S/A
Indústria de grande porte líder no mercado de papéis e embalagens

Cargo: Coordenador de Meio Ambiente

Atribuições e Resultados
Coordenação ambiental das unidades de Otacílio Costa e Correia Pinto, em Santa Catarina. Responsável pelo Pilar de Meio Ambiente do programa de WCOM (World Class Operations Management). Gestão ambiental, envolvendo sistema de gestão, resíduos sólidos e monitoramento de emissões atmosféricas. Representação da empresa junto ao órgão ambiental (FATMA - Fundação de Meio Ambiente), Comitê de Gerenciamento do Rio Canoas, Grupo de Meio Ambiente da BRACELPA (Ass. Bras. de Celulose e Papel) e Comitê de Qualidade Ambiental da FIESC. Suporte a Diretoria de Meio Ambiente e Energia (corporativo) para implantação do sistema de gestão ambiental nas unidades de embalagem. Supervisão do estudo de investigação do solo e subsolo do aterro industrial e de trabalhos de contenção e recuperação de áreas atingidas por acidentes ambientais. Desenvolvimento do 1º Relatório de Sustentabilidade Corporativo (GRI - Global Reporting Initiative) e do 1º Relatório de Auditoria Ambiental Corporativo. Criação do Manual de Boas Práticas Ambientais, distribuído para as unidades do grupo. Ministrante de palestras sobre o processo industrial, sistema de tratamento de efluentes e gestão ambiental.

10/1994 a 09/2000 - Igaras Papéis e Embalagens S.A.
Indústria de celulose e papel, adquirida pela Klabin

Cargo: Chefe do Departamento de Meio Ambiente

Atribuições e Resultados
Coordenação ambiental da unidade de Otacílio Costa em Santa Catarina, abrangendo os sistemas de gestão ambiental e de resíduos sólidos. Supervisão da estação de tratamento de efluentes (Vazão de 1.500 m3/h) e representação da empresa junto ao órgão ambiental (FATMA) e no Comitê de Qualidade Ambiental da FIESC. Aumento da eficiência do tratamento de efluentes, redução dos níveis de carga orgânica e sólidos sedimentáveis emitidos pela ETE. Responsável pela implantação do sistema de coleta de dados ambientais e pela redução da geração de efluentes de 1.500 para 1.100 m3/h.

12/1991 a 06/1994 - Intech Engenharia e Meio Ambiente
Empresa de engenharia e consultoria ambiental
Cargo: Engenheiro Sanitarista e Ambiental