quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Gestão ambiental nas empresas - visão geral

O aumento da consciência global sobre o meio ambiente vem fazendo com que as organizações tenham que ajustar seu modelo de gestão ambiental para os novos tempos. Hoje em dia já não basta cumprir a legislação pertinente e considerar os cuidados ambientais como um custo agregado ao processo produtivo.

A gestão ambiental deve estar integrada às políticas e práticas da gestão empresarial, tornando a organização mais eficiente e menos poluidora. Muitas vezes é mais econômico e prático fazer uma modificação no processo produtivo do que fazer o tratamento dos resíduos no final do tubo. Mas para isso acontecer, é fundamental que os responsáveis por cada área se interessem e começem a ter outro olhar para o meio ambiente: assumir seu papel para ajudar na prevenção da poluição ao invés de considerar isto como um problema a se resolver, um custo para seu departamento e pensar que isto não faz parte de sua função.

A preocupação com a preservação ambiental deve estar permeada em todos os níveis da empresa, a começar pela alta direção, que deve dar exemplo e demonstrar para os demais funcionários a importância de todos fazerem a sua parte.

Quando o chefe do setor chega de manhã, passa por cima de um vazamento, resíduos no chão, mangueira aberta, e somente pergunta para o encarregado como está a produção, ele está dando um recado bastante claro para seu funcionário: o que me interessa é produzir, o resto a gente vê depois.

É claro que é a produção e consequente venda dos produtos que dará o lucro e pagará os funcionários, e por isso deve ser a primeira função de cada um. Porém, também devem entender que esta produtividade poderá ser incrementada (e consequentemente os lucros), se cuidados ambientais forem tomados, e com isso uma grande economia para o setor poderá ocorrer.

Vamos dar como exemplo, uma mangueira aberta sem usar. O consumo da água sempre tem um custo agregado. A água até pode ser de graça (o que já não acontece em muitos locais), mas para chegar ao setor, houve um custo de energia para captá-la, outro com produtos para tratá-la, além do custo em tratar o efluente gerado desnecessariamente.

Resíduos gerados desnecessariamente, contaminação de resíduos, vazamentos de produtos, etc. São muitos os exemplos de custos gerados na produção que podem ser evitados, a partir de uma "Produção Mais Limpa", que comentarei em breve.

Nenhum comentário: