quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Por que implantar um Sistema de Gestão Ambiental?

A necessidade das indústrias gerenciarem aspectos relacionados ao meio ambiente não é algo novo, pois o uso dos recursos naturais e a disposição dos resíduos da produção sempre ocorreram, desde a instalação das primeiras fábricas. A gestão ambiental no setor industrial era deficiente, com o consumo desenfreado e inconseqüente dos recursos naturais e a destinação dos resíduos do processo acarretando, em geral, gravíssimos impactos ambientais. Nas últimas décadas, com o surgimento de novos conceitos, como preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, a maior pressão da sociedade e dos clientes e devido às restrições cada vez maiores da legislação e dos órgãos ambientais, as indústrias começaram a modificar o estilo do seu gerenciamento ambiental.

Toda empresa realiza o seu gerenciamento ambiental de alguma forma, seja abrangendo todos os impactos gerados ou focando em alguns poucos, centralizando as ações em um único departamento ou distribuindo as responsabilidades para vários setores, integrando as ações de identificação, avaliação e prevenção ou agindo de forma dispersa através de diferentes práticas. Nenhuma empresa está isenta de gerar impactos ambientais e, por isso, todas elas se preocupam em maior ou menor grau de consciência e compromisso, com, pelo menos, o destino dos resíduos e dos efluentes, a emissão dos gases e do ruído e o consumo dos recursos naturais.

Em muitos casos, em virtude do crescimento da empresa ou do aumento das pressões externas, este gerenciamento ambiental, inicialmente tímido e disperso, começa a se estruturar, se tornando aos poucos, um sistema de gestão ambiental.

As organizações são levadas a implantar um sistema de gestão ambiental por várias razões: algumas por pressão, outras por precaução e algumas poucas porque percebem que podem obter melhores resultados com o SGA.

Empresas situadas em regiões populosas ou com um mercado muito acirrado, muitas vezes buscam um sistema de gestão devido à pressão da comunidade, dos órgãos ambientais ou da concorrência. Existem até aquelas que são “intimadas” pelos clientes a implantar um SGA. Existem também as empresas que implantam o SGA para evitar a repetição de um problema ambiental. É como dizem, “não aprendeu pelo amor, teve aprender pela dor.”

Algumas empresas consideram que o sistema de gestão ambiental trará mais segurança para os negócios, evitando surpresas negativas, como acidentes ambientais. Existem aquelas que são precavidas e decidem implantar um SGA e buscar a certificação como forma de evitar futuras barreiras não-tarifárias.

Por fim, existem as empresas, que possivelmente também sofram pressão da comunidade, dos órgãos ambientais, dos clientes e da concorrência, mas implantam um sistema de gestão ambiental porque perceberam que esta ferramenta poderá tornar o processo mais eficiente, com mais produção e menos resíduos.

A experiência da implantação do sistema de gestão da qualidade pode ser um ponto favorável ou não para o SGA, pois, se em algumas empresas, o SGQ organizou o processo e melhorou o controle da qualidade do produto, em outras, ficou a experiência de um sistema burocrático, com muitos registros inúteis e muita papelada.

Todos estes motivos esbarram no fato de que muitos dos inúmeros impactos positivos agregados a implantação de um sistema de gestão ambiental não são facilmente mensuráveis e, portanto, difíceis de demonstrar para executivos muitas vezes condicionados a verem apenas números e decidir tudo pelo tempo do retorno do investimento.

Mais importante do que os motivos das empresas implantarem um sistema de gestão ambiental, seja por consciência ambiental, prevenção de riscos ou para conquistar benefícios para a empresa, são as conseqüências positivas que esta implantação irá trazer para o meio ambiente.

A implantação do sistema de gestão ambiental é um passo importantíssimo na redução dos impactos ambientais de uma empresa. Não há dúvida que a gestão ambiental melhora com a implantação e com um bom sistema, bem implantado e mantido, o desempenho ambiental evolui seguramente.

Nenhum comentário: