quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

QUE EM 2010, A GENTE POSSA

ECONOMIZAR ÁGUA

Vamos consumir apenas o necessário e evitar desperdícios. Vamos tentar tomar banho mais rápido, escovar os dentes e fazer a barba com torneira fechada. Não vamos varrer a calçada com a mangueira (vamos usar a vassoura primeiro), nem lavar o carro só com ela (vamos usar o balde).


A água é um recurso natural finito e sua quantidade por pessoa diminui a cada dia com o crescimento da população mundial e da degradação dos mananciais. Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nos países em desenvolvimento.

GERAR MENOS RESÍDUOS

Vamos consumir apenas o necessário (assim vamos gerar menos resíduos), evitar o desperdício (para não gerar resíduos) e separar os resíduos que porventura gerarmos. Começe a fazer a coleta seletiva em sua casa. Resíduos orgânicos em um saco e recicláveis (papel, plástico, vidro, metal, madeira, etc.) em outro saco.

A geração de resíduos é um assunto que está muito presente em nossas vidas. A toda hora estamos gerando resíduos, seja na hora da refeição, quando recebemos uma carta ou quando compramos um produto. Estamos sempre gerando resíduos. Os resíduos são um dos principais contaminantes do solo e disposto inadequadamente, sem qualquer tratamento, pode poluir o solo, alterando suas características. A separação adequada dos resíduos permite a reutilização de materiais e reduz a ocupação dos aterros sanitários.

REDUZIR A EMISSÃO DE GASES PARA A ATMOSFERA

Vamos andar mais a pé (ou de bicicleta) e deixar o carro um pouco em casa. Vamos regular o motor do carro (para emitir menos gases) ou ir, às vezes, de ônibus para o trabalho.

Em muitas das grandes cidades do mundo e do Brasil, a quantidade de gases, fumaça, cinzas e partículas de produtos químicos, lançados na atmosfera pelas chaminés das fábricas e pelos escapamentos dos automóveis está poluindo cada vez mais o ar, e seus habitantes já estão sentindo os efeitos prejudiciais da poluição sobre sua saúde e bem-estar, provocando sintomas como: ardência nos olhos, tosse, alergias e doenças pulmonares.

ECONOMIZAR ENERGIA

Vamos utilizar melhor a iluminação natural do dia, utilizar mais lâmpadas fluorescentes, reduzir o tempo do banho, passar roupa apenas quando já tiver acumulado um bom numero de roupas e utilizar a máquina de lavar roupa na capacidade máxima. E claro, vamos apagar as luzes e desligar os aparelhos que não estivermos usando.

Apesar de nossa energia ser em grande parte proveniente das hidrelétricas, ainda precisamos utilizar combustíveis fósseis para gerar uma parte da energia do país, que emite gases e contribui com o aumento do problema do efeito estufa.

FAZER A NOSSA PARTE

Não vamos esperar pelos governantes, empresários ou acreditar no destino. Existem muitas outras coisas que podemos fazer para ajudar na preservação do meio ambiente.

Se cada um de nós fizer a sua parte, podemos juntos mudar o mundo, porque as pequenas atitudes podem fazer a diferença.

FELIZ 2010 PARA TODOS NÓS!

Nenhum comentário: